Quando a separação é inevitável, ofertar adequadamente é a chave de um bom negócio
A relação já está desgastada e a convivência, difícil. Mas tem muita gente que, nessa situação, não consegue fazer a fila andar e permanece com o carro usado na garagem por muito mais tempo do que gostaria. Para não ficar com a sensação de estar casado com um mico, ofertar o veículo adequadamente pode ser a chave do sucesso – e o primeiro passo é deixar o seu produto mais atraente que a concorrência.
“Para chamar a atenção de mais compradores, o proprietário deve se colocar no lugar deles e imaginar como ele gostaria de encontrar o veículo ideal, ou seja, no melhor estado possível”, comenta Rubens Venosa, engenheiro mecânico e proprietário da Oficina Motor-Max. Para isso, deixar o carro em ordem é o primeiro passo para fazer uma boa venda, sendo fundamental inspecionar três aspectos básicos: segurança, funcionamento geral e estética.
Uma das recomendações básicas na hora de comprar um carro é levá-lo ao mecânico de confiança para avaliação e, também, realizar um test-drive. Portanto, na hora de vender, antecipe-se e faça uma checagem completa para vendê-lo com confiança, com consciência das reais condições do seu produto, para não ser pego de surpresa.
Segurança
Nesse quesito, a verificação deve englobar o sistema de suspensão, direção, freios, luzes, limpadores e pneus. “Por exemplo, um dos pontos mais importantes antes da venda é checar se o carro está alinhado”, explica o engenheiro. “Da mesma forma, quando analisamos o sistema de freios, verificamos o funcionamento do ABS. Assim, o vendedor pode encorajar o comprador a fazer um teste de frenagem de emergência, provando que todo o sistema está em ordem.”
A iluminação do carro também é fundamental para segurança. Portanto, faróis, lanternas e indicadores de direção não podem apresentar falhas. E por falar em visibilidade, testar os limpadores de parabrisa e esguichos não pode ficar de fora. ”Muita gente esquece desse detalhe e estes são componentes que fazem diferença para segurança do motorista e passageiros em dias de chuva forte”, comenta Venosa.
Os pneus também são extremamente importantes na hora de convencer um potencial comprador. “Muitas gente traz o carro aqui e os pneus estão carecas ou são de marcas diferentes. Isso deprecia bastante o carro, pois é um indício de falta de cuidado com o carro.”
Funcionamento geral
Conhecer a saúde do propulsor é fundamental. Segundo Venosa, um mecânico experiente sabe, pelo ruído do motor, se há algo de errado. Da mesma forma, deve-se avaliar o tipo de fumaça que é expelida pelo escapamento e fazer uma checagem através do scanner – em alguns veículos, através dele, podem ser testados os sistemas de som, luzes, componentes do motor, ar-condicionado, computador de bordo, entre outros.
Estética
Encher os olhos de possíveis clientes também é igualmente importante. “Recomendamos melhorar a aparência de pedaleiras, volante, estofamento e manopla do câmbio, que são as áreas de maior desgaste por conta do uso”, diz o dono da Motor-Max.
Já o proprietário do site de classificados Único Dono, Rogério Galvão, explica que, além da limpeza externa e interna, é fundamental eliminar possíveis odores do carro. “Cheiro de cigarro ou outros odores fortes é um fator que deprecia o veículo ou até impede o negócio”, diz. E, segundo ele, a apresentação dos itens relacionados ao veículo, como manual do carro, chave reserva e o histórico de manutenção do veículo, também conta.
O que vale a pena fazer?
Alguns equipamentos e peças que podem ser facilmente trocados, sem custo muito elevado, ajudando a valorizar o veículo e aumentando as chances de venda: palhetas, lâmpadas, tapetes, pneus; maçanetas, retrovisores e saídas de ar que estejam quebradas ou com funcionamento prejudicado; manopla de câmbio, volante e pedais com aparência gasta; bateria com carga baixa.
“No caso de alguma rachadura no para-brisa, vale consultar empresas especializadas. Um trabalho bem feito não deixa vestígios”, afirma Galvão. Se houver problemas mecânicos envolvendo motor, câmbio, freios, suspensão ou outros sistemas de segurança, é preciso avaliar, com o mecânico de confiança, a extensão dos danos e se o custo-benefício ao solucioná-lo será vantajoso.
Caso a conclusão seja a de que não vale a pena realizar o serviço, é importante que o problema seja relatado no anúncio para que os eventuais interessados tenham todas as informações sobre o veículo antes de entrar em contato.
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fonte: Revista Auto Esporte