A Band assinou nesta terça-feira (9) o contrato de direitos de transmissão da Fórmula 1 para o Brasil. O acordo foi fechado com a Liberty Media, dona da principal categoria de automobilismo do mundo. A notícia foi confirmada por Datena, durante a transmissão do ‘Brasil Urgente’. O vínculo é válido para as temporadas 2021 e 2022. Além das corridas aos domingos, os treinos oficiais aos sábados serão exibidos em TV aberta.
Diante da novidade muitas pessoas ficaram surpresas, afinal, as transmissões pertenciam à TV Globo desde 1980. Porém, devido a algumas mudanças, o principal torneio automobilístico pertencerá à Band nas próximas duas temporadas.
A emissora exibiu a categoria pela última vez em 1980, na época, com narração de Galvão Bueno. Agora, o eterno titular das transmissões da categoria ficará fora e um novo narrador ainda está sendo definido. Para o fã da categoria, a transmissão da Band ainda terá ares globais por causa das pessoas envolvidas no projeto.
No contrato, a Band se compromete a fazer uma transmissão em diversas plataformas — em TV, internet e rádio. Band e Liberty dividirão os lucros das cotas adquiridas por patrocinadores. O fato agradou a Liberty Media, que não queria abrir mão da exibição de corridas em uma rede aberta no Brasil.
Para viabilizar o negócio, a Band já começou a conversar com o mercado publicitário. A Renault, montadora que tem equipe na Fórmula 1 e patrocina transmissões na Globo desde 2007, foi uma das marcas procuradas e sinalizou interesse pelo projeto. Reuniões para discutir a possibilidade vão acontecer ainda nesta semana.
CRÉDITOS: Gabriel Vaquer / UOL
Confira em: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/gabriel-vaquer/2021/02/10/o-que-muda-na-transmissao-da-formula-1-no-brasil-com-a-ida-para-a-band.htm
https://www.uol.com.br/esporte/f1/ultimas-noticias/2021/02/09/band-oficializa-transmissao-da-f1-e-internautas-reagem-na-web-confira.htm