1. SAVEIRO ROBUST 2022 GM VEÍCULOS
  2. 6 carros que em 2022 não pagam mais IPVA e podem ser legais
  3. Segmento de usados tem 15 milhões de vendas em 2021
  4. Veja quais lançamentos chegam ao mercado nacional em 2022
  5. Preço da gasolina subiu quase 50% em um ano, aponta ANP
  6. Motoristas não precisarão pagar DPVAT pelo segundo ano seguido
  7. Isenção de IPI para até R$ 200 mil continua até 2026
  8. Volkswagen Gol dá adeus à produção na Argentina
  9. Linha 2022 do Tracker terá somente câmbio automático
  10. Operações de Réveillon de CPTran e BPRv têm balanços divulgados
  11. Detran/SE divulga resultado do Programa CNH Social
  12. Fiat encerra as vendas de Dobló, Grand Siena e das versões 1.8 de Argo e Cronos
  13. HONDA HRV 2021 TAIYO
  14. Shunji Tanaka, designer do Mazda Miata, falece aos 75 anos
  15. Lewis Hamilton vende seu Pagani Zonda por 10 milhões de Euros
  16. CNH ganhará novo desenho em junho, confira como vai ficar
  17. Linha 2022 da Chevrolet Spin só terá transmissão automática
  18. 37 anos do Uno: relembre curiosidades do modelo
  19. Sandero RS dará adeus ao mercado com kit especial Finale
  20. Como economizar ao dirigir um automático
  21. Fiat Uno se despede do mercado com edição especial
  22. O Carango tá on!
  23. VOYAGE 1.6 TOTAL FLEX 2019 MANUAL
  24. JEEP COMPASS LONGITUDE 4×4 AUTOMÁTICO
  25. equilíbrio veículos
  26. Via nova veículos
  27. Loja: via nova
  28. TOYOTA HILUX 20192.8 GR SPORT 4X4 CD 16V DIESEL 4P AUT | Código 98167
  29. 30 de novembro de 2021
  30. Compass longitude 2018 na Barão Automóveis – Aracaju
  31. Novidade quentinha..🚗🚗ONIX 2014🚗🚗
  32. Cronos HGT 1.8 2020… #nossaterraseminovos
  33. Que tal essa Nave?
  34. Novo Range Rover 2022 chega mais sofisticado e eletrificado
  35. Volkswagen Polo Highline 1.0 Turbo Flex Automático 2019
  36. Nissan Kicks S 1.6 Flex Automático 2018
  37. Hyundai HB20 S Comfort Plus 1.6 Flex manual
  38. Toyota Corolla XEI 2.0 Flex Automático 2021
  39. Fiat Mobi Like 1.0 Flex Manual 2019
  40. Honda City EX 1.5 Flex Automático
  41. Chevrolet S10 LTZ 2.8 Turbo Diesel 4×4 Automático 2018
  42. Ford Edge Limited V6 3.5 AWD Automático 2013
  43. Chevrolet Cruze LT 1.4 Turbo Automático 2018
  44. Volkswagen Beetle 2.0 Gasolina Manual 2010
  45. Volvo XC90 T8 Inscription 2.0 Turbo Híbrido AWD Automático
  46. Detran SP divulga novas regras do CTB no processo de habilitação
  47. Mercedes-AMG GLE 63 S 4MATIC+ Coupé chega por R$ 1.184.900
  48. Jeep anuncia Compass 2022 em edição especial de 80 anos para abril
  49. Ford Territory Titanium 1.5 Turbo Gasolina Automático 2021
  50. Chevrolet Tracker LT 1.4 Turbo Flex Automático 2018
  51. Porsche Macan 2.0 Turbo Gasolina Automático 2021
  52. Jaguar X-Type SE 3.0 Gasolina 2007
  53. Volkswagen UP Cross 1.0 Turbo Flex 2016
  54. Fiat Punto Attractive 1.4 Flex 2015
  55. Citroën C4 Cactus: edição Rip Curl chega por R$ 113 mil
  56. Toyota Corolla Cross estreia com híbrido e preços a partir de R$ 140 mil
  57. Volkswagen Tiguan Comfortline 1.4 turbo Flex Automático
  58. Volkswagen Polo 1.6 Flex Manual 2021
  59. Citroën DS5 1.6 Turbo Gasolina Automático 2013
  60. Volkswagen Fox Extreme 1.6 Flex Manual 2020
  61. Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex Automático 2020
  62. Jeep Wrangler Unlimited Sahara V6 3.8 Gasolina 4×4 Automático 2011
  63. Jeep Compass Longitude 2.0 Flex 4×2 Automático 2018
  64. Chevrolet S10 LT 2.8 Turbo Diesel 4×4 2013
  65. Band oficializa transmissão da F1; confira
  66. Hyundai Creta Attitude 1.6 Flex Manual 2019
  67. Citroën C3 Attraction 1.6 Flex Manual 2015
  68. Volkswagen UP Move 1.0 Turbo Flex Manual 2016
  69. Fiat Grand Siena Attractive 1.4 Flex Manual 2020
  70. Hyundai I30 1.8 Gasolina Automático 2015
  71. Novo Jeep Grand Cherokee vem maior e com sete lugares
  72. Volkswagen Up agora tem versão única por R$ 60 mil
  73. Citroën Aircross Start 1.6 Flex Manual 2018
  74. Chevrolet Spin Activ 1.8 Flex Automático 2018
  75. Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual 2020
  76. Honda WR-V EX 1.5 Flex Automático 2018
  77. Ford EcoSport Titanium 1.5 Flex Automático 2020
  78. Audi A5 Sportback vem renovado e parte de R$ 285 mil
  79. Fiat 500 Cult 1.4 Flex Manual 2012
  80. Renault Kwid Zen 1.0 Flex Manual 2020
  81. Hyundai Creta Prestige 2.0 Flex Automático 2018
  82. Audi A4 2021 chega ao Brasil a partir de R$ 230 mil
  83. Volkswagen Voyage 1.6 Flex Manual 2020
  84. Chery Tiggo 2 Look 1.5 Flex Manual 2020
  85. Hyundai IX35 2.0 Flex Automático 2016
  86. Chevrolet Onix Plus Premier 1.0 Turbo Flex Automático 2020
  87. Bugatti Chiron Les Legendes du Ciel homenageia aviadores
  88. Toyota SW4 renovado: conheça as versões até R$ 314 mil
  89. Mercedes GLE 400 D Coupé chega ao Brasil por R$ 675.900,00
  90. Lamborghini Huracan STO: soluções das pistas para as ruas
  91. Mercedes-Maybach Classe S 2021 surge na China
  92. Ford EcoSport Freestyle 1.5 Flex Automático 2018
  93. Chevrolet Onix LTZ 1.4 Flex Automático 2018
  94. Chevrolet Tracker Premier 1.4 Turbo Flex Automático
  95. Jaguar F-Type 2020 tem mudanças no visual e parte de R$ 404.166
  96. Fiat Cronos 2021: novo emblema, mais equipamentos
  97. Honda apresenta Civic 2022
  98. Toyota Hilux 2021: confira as novidades, versões e preços
  99. Toyota Corolla GLI 1.8 Flex Automático 2017
  100. Chevrolet Meriva Maxx 1.4 Flex Manual 2012
  101. Honda Civic LXS 1.8 Flex manual 2007
  102. Volkswagen New Beetle 2.0 Gasolina Automático 2009
  103. Jeep Wrangler Rubicon 392 estreia com V8 de 470 cv
  104. Chevrolet Onix LT 1.0 Flex 2017
  105. Renault Captur 1.6 Flex Intense Automático
  106. Ford Ka 1.0 Flex 2013
  107. Nissan Kicks SV 1.6 flex Automático 2019
  108. BMW IX: em 2021, um SUV elétrico de mais de 500 cv
  109. Land Rover Discovery 2021 retoca visual e tem seis cilindros híbrido
  110. BMW 530 E: híbrido de 292 cv vem com chave no celular
  111. Mini Cooper S Cabrio ganha edição Sidewalk por R$ 250 mil
  112. Fiat Toro chega a 300 mil unidades fabricadas no Brasil
  113. Novo Peugeot 208 ganha duas versões manuais a partir de R$ 65.990
  114. Mitsubishi L200 Triton Sport ganha série limitada Sertões
  115. Volkswagen Amarok V6 2021 chega com 258 cv a partir de R$ 243.290
  116. Novo Nissan Versa chega ao Brasil com preços a partir de R$ 72.990
  117. Bugatti Bolide alcança 500 km/h com 1.850 cavalos
  118. Caixa automatizada sai do mercado depois de 13 anos
  119. Porsche 718 Cayman GT4 e 718 Spyder chegam ao Brasil
  120. Hummer está de volta como picape elétrica GMC de 1.000 cv
  121. Ferrari Omologata: exemplar único baseado na 812 Superfast
  122. Hyundai HB20 Turbo ganha equipamentos para 2021
  123. Nova L200 Triton Sport chega a partir de 189 mil
  124. Audi E-Tron Sportback começa em R$ 512 mil no Brasil
  125. Chevrolet Trailblazer 2021 segue visual e recursos da S10
  126. EQC 400: primeiro Mercedes elétrico vem por R$ 575 mil
  127. Toyota Etios 2021 tem nova central e começa em R$ 55.390
  128. Chery Tiggo 8 2021 chega ao Brasil por R$ 156.900,00
  129. Smart Plus: mais uma versão do Hyundai Creta por R$ 91.590
  130. BMW X6 M chega ao Brasil com 600 cv por R$ 891 mil
  131. Chevrolet apresenta S10 2021
  132. Audi Q7 chega atualizado ao Brasil e parte de R$ 415 mil
  133. Mercedes-AMG GT Black Series: 730 cv para 0-100 em 3,2 s
  134. Ford apresenta novos Bronco e Bronco Sport
  135. Novo Defender chega ao Brasil a partir de R$ 400.750,00
  136. BMW M8 Gran Coupe de 625 cv vem por R$ 1,13 milhão
  137. Mitsubishi Eclipse Cross ganha edições Sport e Outdoor
  138. Hyundai Creta ganha nova versão Limited
  139. Dodge anuncia seu mais rápido e potente SUV nos EUA, o Durango Hellcat
  140. Novos Audis TT-RS, RS4 e RS5: de R$ 420 mil a R$ 576 mil
  141. Chevrolet S10 completa 1 milhão de unidades produzidas em 25 anos
  142. Audi inicia pré-venda de RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback e RS Q8
  143. Mitsubishi reestiliza ASX e muda o nome para Outlander Sport
  144. Honda atualiza Civic SI 2020 por R$ 179.900,00
  145. Nova Strada 2021 é lançada oficialmente
  146. Volkswagen Nivus chega em duas versões a partir de R$ 85.890,00
  147. Chery Arrizo 6 chega por R$ 98.400,00
  148. Jaguar I-Pace ganha novas conveniências
  149. Mitsubishi remodela Pajero Sport, agora em duas versões
  150. Volvo XC40 híbrido com 262 cv estreia por R$ 245.950
  151. Chevrolet Prisma LTZ 1.4 8v Flex manual 2019
  152. Mitsubishi L200 Triton ganha edição limitada Motorsports
  153. Fiat Toro chega a linha 2021 sem motor 2.4 e mais itens de série
  154. Mercedes-AMG GT sedã: versão 43 vem por R$ 575.900
  155. Nissan March S 1.0 16v Flex Manual 2016
  156. Ford Ka SE 1.0 12V Flex Manual 2015
  157. Renault Sandero Expression 1.0 Flex Manual 2019
  158. Renault Master Minibus 12 Lugares 2.5 DCI Diesel Manual 2017
  159. Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 16V Flex Automático 2015
  160. Ferrari F8 Tributo de 720 cv chega por R$ 3,5 milhões
  161. Nivus será lançado na próxima semana. Veja o preço e detalhes das versões
  162. Novo Nissan Kicks 2021 é apresentado e chega ao Brasil no próximo ano
  163. Suzuki Boulevard M800 2008
  164. Ford EcoSport Titanium 2.0 Flex 2019
  165. Hyundai apresenta nova versão do Creta, a Action com motor 1.6
  166. Renault Sandero Expression 1.6 8v Fllex 2015
  167. Chevrolet Celta LT 1.0 8v Flex 2014
  168. Honda Fit EX 1.6 16v Flex Automático 2018
  169. Jeep Compass Longitude 2.0 16v Flex 2018
  170. Audi confirma a chegada no Brasil do novo R8 por mais de R$ 1 milhão
  171. Fiat Palio Economy 1.0 8v Flex 2013
  172. Ford EcoSport Titanium 2.0 16v Flex automático 2018
  173. Chevrolet Spin LTZ 1.8 Flex Automático 2019
  174. Novo Jeep Wrangler Rubicon começa a ser vendido no Brasil por R$ 419.990
  175. Toyota Corolla XEI 2.0 16v Flex 2020
  176. Hyundai IX35 2.0 16v Flex 2018
  177. Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSI 2018
  178. Volkswagen Fox Trend 1.0 Flex 2013
  179. Hyundai HB20X 1.6 16V Flex Premium Automático
  180. Hyundai HB20X 1.6 16V Flex Premium Automático
  181. Nissan Kicks SV 1.6 16V Flex Automático 2018
  182. Honda Fit EX 1.5 16v Flex Automático 2015
  183. Volkswagen Passat Highline 2.0 TSI 2018
  184. Honda HR-V 1.5 Turbo Touring 2020
  185. Ford EcoSport SE 1.5 16v Flex 2019
  186. Jeep Renegade 1.8 Flex 2016
  187. Chevrolet Cobalt 1.4 LT 2017
  188. Volkswagen Fox Highline 1.6 16V Flex 2015
  189. Honda HR-V EX 1.8 16V Flex 2018
  190. Volkswagen Tiguan 2.0 2011
  191. Renault Duster Dynamique 1.6 2019
  192. Honda HR-V EXL 1.8 2016
  193. Chevrolet Celta Spirit 1.0 2011
  194. Jeep Compassa Sport 2.0 Flex 4×2 2016
  195. Volkswagen Amarok Dark Label 2.0 Turbo Diesel 2016
  196. Volkswagen Tiguan 1.4 TSI 2018
  197. BMW Z4 SDrive 20i 2014
  198. Mercedes C300 Cabriolet 2.0 Turbo 2017
  199. Honda Civic EXR 2.0 Flex 2014
  200. Transmissão Feirão Black Week – Aracaju (parte 3)
  201. Mustang Mach-E nasce como SUV 100% elétrico e esportivo da Ford
  202. Transmissão Feirão Black Week – Aracaju (parte 2)
  203. BMW traz terceira geração do Série 1 para o Brasil a partir de R$ 174.950
  204. Audi inicia pré-venda do novo Q3 no Brasil a partir de R$ 179.990
  205. Transmissão Feirão Black Week – Aracaju (parte 1)
  206. Encontro Nordestino de Fuscas reúne mais de 120 veículos em Maceió; veja fotos
  207. Toyota Corolla XEI 2.0 flex automático 2019
  208. Nova Hilux V6 chega com motor a gasolina de 234 cv de potência
  209. Fiat Toro Ultra chega em dezembro por R$ 164.990
  210. Alagoas ganha primeira concessionária Volvo
  211. Já é possível renovar a carteira de habilitação sem ir ao Detran; veja como
  212. Novo Volkswagen Golf GTE chega com novo conceito de mobilidade elétrica
  213. Black Week: saia de carro novo pagando o melhor preço; confira
  214. Chevrolet Bolt, o elétrico da marca, chega ao Brasil por R$ 175 mil
  215. Nissan Tiida SL 1.8 Flex Automático 2013
  216. Venda de veículos novos sobe 9% em outubro: confira os campeões
  217. Nissan Frontier ganha acessórios que facilitam a vida dos condutores
  218. Volkswagen Fox 1.0 Total Flex 2016
  219. PSA Group e FCA juntam forças e se tornam quarta maior montadora do mundo
  220. Mão na massa #02 – Renegade é na Seminovos Movida.
  221. Falando do Carango #01 O começo
  222. Honda Accord será o primeiro híbrido da marca no Brasil
  223. Saiba como fazer seu carro poluir 50% menos e ainda economizar gasolina
  224. Dodge Dart completa 50 anos de lançamento no Brasil
  225. Como fazer o carro usado valer até R$ 5 mil a mais na hora da venda
  226. Aviso Importante CARANGO
  227. Ford faz parceria com Volkswagen e Amazon para rede abastecimento de carros elétricos
  228. Novo Hyundai Santa Fe chega ao Brasil custando quase 300 mil reais
  229. Argo Trekking automático com motor 1.8 será lançado em novembro pela Fiat
  230. Levou multa de trânsito? Conheça o aplicativo que garante desconto no pagamento
  231. Toyota Hilux SRX 2.8 Diesel 4×4 2018
  232. DEMO PITSTOP CARANGO
  233. Convite PITSTOP CARANGO
  234. Mão na Massa #01
  235. Carros movidos por gasolina podem ser proibidos no Brasil em 2060
  236. Mais vendidos em Alagoas: Onix lidera antes da chegada da nova geração
  237. Chevrolet Spin LTZ 1.8 2017
  238. Chevrolet Classic LS 1.0 2013
  239. Jeep Compass Longitude 2.0 16V Diesel 2018
  240. Volkswagen Cross Up 1.0 TSi 2018
  241. Mitsubishi Outlander 2.0 2016
  242. Toyota Prius Híbrido 1.8 2016
  243. Renault Captur Intense 2.0 2018
  244. Volkswagen Fox Trendline 1.6 2018
  245. Fiat Argo Drive 1.3 2019
  246. Hyundai HB20S Ocean 1.6 2017
  247. Honda CBR 600 RR 2008
  248. Fiat convoca proprietários de Argo, Cronos e Mobi para recall na direção
  249. Volkswagen T-Cross aparece de surpresa em Alagoas: Veja vídeo e fotos
  250. Toyota vai produzir no Brasil primeiro veículo híbrido com motor flex do mundo
  251. Top 50: os carros mais vendidos em 2018
  252. IPVA 2019 tem desconto de 10% até o dia 28 de fevereiro
  253. FLAGRA DO T-ROC CABRIOLET: O SUV DO VW GOLF VAI TER VERSÃO CONVERSÍVEL
  254. QUER VENDER SEU CARRO? 3 DICAS PARA FAZER SEU USADO VALER MAIS NA HORA DA REVENDA
  255. TESTE: JEEP RENEGADE REESTILIZADO MUDA QUASE NADA E RECEBE SÓ UM BOTOX PARA SEGUIR FORTE NA DISPUTA DOS SUVS
  256. BMW X7: SUV É GIGANTE, CARO, LUXUOSO E TEM FAROIS DE LASER
  257. REVELADO: NOVO CHEVROLET PRISMA APARECE NA CHINA

Como já falamos aqui no Carango, o Uno está para dar adeus ao mercado nacional. No entanto, o fim da produção não significa que ele deixará de ser querido pelo brasileiro. Afinal, foram 37 anos de história no mercado nacional, em duas gerações distintas, o que o fez um dos modelos mais comuns de vermos nas ruas e avenidas de Sergipe e do Brasil. E, claro, com quase quatro décadas de estrada, não falta curiosidade para ser contada sobre ele. Entre origens “chiques”, criação do carro popular, motores turbo e “roda quadrada”, o Uno carregou de tudo um pouco.

Vamos a elas?

Grife italiana e precursor de tendências

O Uno é da Fiat, que é uma marca italiana, assim como suas linhas tem a mesma origem. A primeira geração dele – ou seja, o design original do modelo – tem origens, digamos, nobres. Foi desenhada no estúdio italiano ItalDesign, do renomado projetista Giorgetto Giugiaro. Se as linhas quadradas parecem algo datado, quando ele foi concebido era bastante moderno e – acredite! – aerodinâmico. Lembra que os primeiros Unos tinham a maçaneta “para dentro” da porta? Isto já era um cuidado com a aerodinâmica.

O design dele guardava outras curiosidades. Apesar do apelido de “botinha ortopédica” as linhas quadradas e altas tinham sua função: com 3,64m de comprimento e 2,36m de entre-eixos, ele tinha os assentos em posição elevada e teto mais alto para oferecer melhor espaço interno. Os bancos dianteiros também eram elevados em relação ao assoalho, o que liberava espaço para o pessoal de trás. Essa “altura maior” do interior era chamada por Giugiaro de “ponto H alto”. E aí, com isso, lá no começo dos anos 80 o Uno já introduzia conceitos que seriam copiados décadas mais tarde pelas minivans e alguns SUVs.

Familiar à brasileira

O modelo chegou ao mercado nacional em 1984 visando ser um veículo popular, algo que ele também era no Velho Continente. Mas, diferente de lá, no Brasil um popular muitas vezes é o carro para todos os usos possíveis em uma família. Com isso, a Fiat nacional promoveu algumas mudanças: o estepe saiu do bagageiro para o compartimento do motor, o que deu algum espaço para o porta-malas e a suspensão traseira recebeu outro arranjo.

Carros para sempre: Uno Mille, a história do precursor dos "populares"

No modelo europeu, o conjunto usado era de barra de torção com molas helicoidais, ao passo de que o nacional permaneceu com braços independentes interligados por um feixe de molas transversal, mais resistente. Isso trouxe uma característica única para o brasileiro durante toda a primeira geração: carregado, o curso das rodas fazia com que elas ganhassem cambagem negativa. Ou seja, quanto mais peso o uno tinha que carregar, mais as rodas traseiras ficavam arqueadas para dentro.

O primeiro popular

No início dos anos 90, o governo aprovou a legislação do carro popular, que reduzia o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos de até 1.000 cm³ (ou, em outras palavras, carro 1.0). Àquele momento, apenas um veículo no mercado entrava nessa faixa, que era o BR-800 da Gurgel. Vendo essa possibilidade, a Fiat retrabalhou o motor 1050 que equipava o Uno desde 1984 (e que era o mesmo do Fiat 147) para 984 cm³. Com isso ele finalmente entrou na legislação e foi o primeiro popular de uma grande montadora oferecido no mercado.

Claro que as alterações tiveram seu preço. Com apenas 48 cv e 7,4 kgfm, o Uno 1.0 não era um primor de desempenho, mesmo pesando menos de 800 kg. Além disso, ele era “pelado” ao extremo, tendo itens que hoje são obrigatórios como opcionais, a exemplo do espelho retrovisor do lado direito e encostos de cabeça para os ocupantes da frente.

E, não bastasse ser o primeiro popular, ele também tornou comum nos populares as quatro portas. Se hoje todo carro no mercado as tem, até o começo dos anos 90 os carros de quatro portas tinham a pecha de “coisa de táxi”. Porém aos poucos isso foi se tornando comum e foi o Uno que, a partir de 1992, introduziu isso nos populares.

Turbinado

Hoje o que não falta no mercado nacional é carro com turbo no motor para render mais desempenho aliado a economia (o chamado downsizing). Que o digam Jetta GLi, o finado Up! TSI, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e tantos outros. Mas quem começou com essa ideia no Brasil? Pois é, o Uno.

Houve versões esportivas como os 1.5R e 1.6R, é verdade, mas o Uno Turbo 1.4 i.e. foi o primeiro nacional com esse tipo de propulsor de série. O motor de 1.372 cm³ vinha importado da Itália, equipado com uma turbina com 0,8 bar de pressão, suficiente para entregar 118 cv e 17,5 kgfm, junto do baixo peso de 975 kg. Com isso ele tinha números para dar uma suadeira em muito sedã médio atual: 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e máxima de 195 km/h. Para dar um toque esportivo a mais, ele ganhava um kit aerodinâmico mais agressivo e os freios eram emprestados do Tempra. Com apenas 1.081 unidades feitas, ele se tornou carro raro de se ver e, claro, muito desejado.

Off-road leve

A Fiat já havia trazido a proposta de “off-road leve” ao mercado com as versões Trekking da Fiorino (que era derivada do… Uno) e popularizou o conceito com a Palio e Strada Adventure. Mas e quem quisesse isso num Popular? Pois é, conseguia achar no Uno.

Em 2006 surgiu o Uno Way. Com uma proposta similar, porém adaptada aos custos mais básicos do popular, ele era uma espécie de “Adventure básico”. O pacote trazia suspensão um pouco elevada, pneus de uso misto, apliques plásticos na caixa de roda e adesivos alusivos à versão nas laterais. Isso só fez reforçar uma curiosa capacidade de fora-de-estrada “light” que ele possuía, algo reforçado por inúmeros vídeos que aparecem redes sociais afora. Na geração seguinte do modelo a versão se manteve, já com um apelo estético maior.

Fase dois

Falando em “geração seguinte do modelo”, em 2010 o Uno se renovou, trazendo um desafio para a Fiat: como renovar um modelo que era conhecido por ser “quadradinho” sem perder sua principal característica? Eis que a segunda geração foi apresentada apostando no conceito do “round square” ou “círculo arredondado”. Dessa forma, ele seguiu com as linhas quadráticas que tanto o caracterizavam, porém com os cantos arredondados e um design geral totalmente novo. E que se manteve no mercado por mais 11 anos!

Start-stop e rodas quadradas

Se o Uno trouxe para os populares novidades como o motor 1.0 e as quatro portas, por que não poderia trazer algo tecnológico? Foi o que a versão Evolution trouxe em 2014, junto da primeira atualização visual: o sistema start-stop.

Carros com start-stop exigem cuidado redobrado com velas - Quatro Rodas

Presente na versão 1.4, a novidade desligava e religava o motor em paradas prolongadas. Foi o primeiro compacto nacional a ter o equipamento de série, uma vez que o recurso era reservado a carros importados ou de luxo.

E já nos últimos anos de vida do modelo, a Fiat decidiu levar o conceito de quadrado ao extremo, fazendo rodas quadradas. “Peraí, rodas quadradas, como assim?”, você deve estar perguntando. Calma, a marca italiana não enlouqueceu.

O que ela fez foi, na última reestilização da segunda geração, ocorrida em 2017, incluir a nova família de motores Firefly (1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro) bem como itens bem incomuns aos populares, como assistente de partida em rampa, direção elétrica ou controle de estabilidade antes desse ser obrigatório. E, como “plus”, trouxe as tais rodas quadradas na versão Sporting 1.3. Elas tinham  aros escurecidos com raios diamantados em forma de quadrados, dando a impressão de que a roda também era quadrada. Complementando o estilo, havia a curiosa saída central de escape.

Tags: ,,

Relacionado

0 Comentários

Deixe um comentário

Comentários