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  48. Volkswagen Fox Trend 1.0 Flex 2013
  49. Hyundai HB20X 1.6 16V Flex Premium Automático
  50. Hyundai HB20X 1.6 16V Flex Premium Automático
  51. Nissan Kicks SV 1.6 16V Flex Automático 2018
  52. Honda Fit EX 1.5 16v Flex Automático 2015
  53. Volkswagen Passat Highline 2.0 TSI 2018
  54. Honda HR-V 1.5 Turbo Touring 2020
  55. Ford EcoSport SE 1.5 16v Flex 2019
  56. Jeep Renegade 1.8 Flex 2016
  57. Chevrolet Cobalt 1.4 LT 2017
  58. Volkswagen Fox Highline 1.6 16V Flex 2015
  59. Honda HR-V EX 1.8 16V Flex 2018
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  61. Renault Duster Dynamique 1.6 2019
  62. Honda HR-V EXL 1.8 2016
  63. Chevrolet Celta Spirit 1.0 2011
  64. Jeep Compassa Sport 2.0 Flex 4×2 2016
  65. Volkswagen Amarok Dark Label 2.0 Turbo Diesel 2016
  66. Volkswagen Tiguan 1.4 TSI 2018
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Primeira plástica desde 2015 muda detalhes pontuais do design e traz equipamentos inéditos, como a tela de 8,4 polegadas e os faróis full led

O tempo voa e costuma deixar suas marcas, mas para algumas pessoas e produtos parece que corre mais brando. Lá se vão três anos e meio desde que a Jeep lançou o Renegade no Brasil, em abril de 2015. No entanto, o SUV compacto pouco envelheceu. Seu design icônico e quase atemporal, inspirado no pioneiro Willys dos anos 1940, é um misto de carisma, força e personalidade. Talvez por isso a marca tenha optado por preservar o estilo nesta primeira plástica, que acaba de chegar às lojas do país.

O novo Renegade é basicamente o mesmo de antes, com melhorias discretas. Na estética as mudanças são realmente leves e concentradas na dianteira. Os faróis redondos foram levemente deslocados para cima, e o capô agora se faz de sobrancelha, cobrindo a parte superior e franzindo o olhar do jipinho. A feição fica mais invocada nas versões Limited e Trailhawk, que passam a ter faróis full led, uma das principais novidades deste facelift. Anéis luminosos contornam o conjunto ótico.

O leque de opções da gama sofreu algumas mudanças. O Renegade Custom, configuração de entrada, deixa de ter opção diesel e não traz as alterações da linha 2019 — ou seja, continua como modelo 2018, equipado com motor 1.8 flex e câmbio manual. Abaixo aparece a versão flex PCD com câmbio automático e renovada, a partir de R$ 69.999. Já a Limited deixa de oferecer motor diesel e passa a ser só flex. O reposicionamento fez alguns preços subirem até R$ 7 mil. Só o Renegade Sport flex ficou mais em conta.

Os preços e versões da linha 2019 do Jeep Renegade ficam assim:

Renegade PCD 1.8 flex AT6 — R$ 69.999
Renegade Sport 1.8 flex MT5 — R$ 78.490 (era R$ 78.990)
Renegade Sport 1.8 flex AT6 — R$ 83.990 (era R$ 91.990 com tabela cheia)
Renegade Longitude 1.8 flex AT6 — R$ 96.990 (era R$ 91.490)
Renegade Limited 1.8 flex AT6 — R$ 103.490 (era R$ 96.490)
Renegade Longitude 2.0 diesel AT9 4×4 — R$ 125.490 (era R$ 118.490)
Renegade Trailhawk 2.0 diesel AT9 4×4 — R$ 136.390 (era R$ 129.990)

TRASEIRA SÓ GANHOU O PUXADOR NA BASE DA TAMPA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Para as configurações mais acessíveis, a grande evolução é o novo para-choques com as luzes de neblina redondas. Parece detalhe, não é? Mas quem costuma passar por lombadas e valetas vai sentir a mudança. A peça é mais inclinada e ampliou de forma razoável o ângulo de ataque do Renegade, que passou de 20º para 28º a 30º (dependendo da versão). Ou seja, quem comprar o Renegade flex da linha 2019 notará que o SUV não raspa mais a dianteira com facilidade.

Se mudou pouco a dianteira, quem olhar a traseira do novo Renegade possivelmente achará que o utilitário é o mesmo de antes. Ao contrário do que se esperava, a reestilização no Brasil não modificou as lanternas, que na Europa ganharam contornos modernos de led e lentes fumê. O conjunto ótico atrás segue igualzinho e a maior modificação está na tampa, que passa a oferecer um puxador para facilitar a abertura — antes o botão para destravar e o encaixe da mão ficavam na base da tampa, com acesso bastante ruim.

PAINEL MANTEVE FORMAS E BOM PADRÃO DE ACABAMENTO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Ao abrir o compartimento traseiro, alguns notarão que o porta-malas está um tantinho maior. São 47 litros adicionais obtidos com a substituição do estepe convencional pelo temporário (máxima recomendada de 80 km/h). O estepe mais fino foi adotado no início do ano nas versões flex, para rebaixar o assoalho e fazer o bagageiro subir dos originais 273 para 320 litros.

Esta, por sinal, é uma das maiores evoluções da cabine. Nem mesmo o quadro de instrumentos trocou o grafismo. O volante é igualzinho ao anterior, assim como o padrão de acabamento, que segue referência na classe com ótima montagem e materiais macios ao toque. A grande novidade é a central multimídia do irmão maior Compass, com tela touch de 8,4 polegadas — passa a ser o maior visor dentre os SUVs compactos.

SELETOR DO PROGRAMA DE TRAÇÃO SELEC-TERRAIN FOI REDESENHADO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Essa multimídia de oito polegadas vem de fábrica nas versões Limited e Trailhawk, e pode ser instalada à parte na Longitude, que traz a tela de cinco polegadas. Esta, por sua vez, passa a vir de série na Sport junto com a câmera de ré — e finalmente substituí o arcaico rádio herdado dos compactos da Fiat. Com a multimídia maior, o Renegade ganha ainda uma segunda entrada USB no console entre os bancos, para os passageiros de trás.

Mesmo com alterações modestas, a Jeep promoveu um extenso test drive pelo nordeste brasileiro para apresentar o Renegade 2019. Partimos da fábrica de Goiana, no interior de Pernambuco (onde o SUV é produzido), até a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. O trajeto não ofereceu muito além de asfalto. Não houve off-road que exigisse o programa de tração Selec-Terrain, com cinco modos e reduzida. Também não experimentamos a nova roda de liga leve aro 19, que passa a ser a maior disponível em um SUV compacto.

TELA DE 8,4 POLEGADAS VEIO DO IRMÃO MAIOR COMPASS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

A mecânica, por sinal, não recebeu qualquer ajuste. Opções flex mantém o veterano motor 1.8 16V oriundo da família Etorq (até 139 cv e 19,2 kgfm de torque), enquanto os 4×4 trazem o 2.0 diesel turbo de 170 cv e 35,7 kgfm. Este segue associado ao moderno câmbio automático de nove marchas, enquanto o 1.8 pode vir com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades — e tração apenas dianteira.

Este primeiro contato com a linha 2019 foi restrito às versões Limited e Trailhawk, que receberam a maior quantidade de novidades. Mas algumas reformas valem para o restante da gama, caso do console entre os bancos que ganhou um porta-objetos maior à frente da alavanca do câmbio. Parecer banal, mas ter bons nichos para acomodar celulares e outros objetos é essencial nos utilitários, e o Renegade precisava evoluir neste quesito.

LINHA 2019 MANTÉM MESMOS MOTORES FLEX E DIESEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

O motor 2.0 turbo é um dos trunfos do SUV desde a estreia, e continuará sendo já que nenhum rival oferece opção diesel. A clássica prova de zero a 100 km/h, por exemplo, leva 10 segundos, ótima marca para seus 1.674 kg, enquanto o consumo rodoviário bate os 16,3 km/l, proporcionando autonomia de quase 1.000 km com um tanque. O acerto de suspensão continua irrepreensível e entrega a robustez esperada em um legítimo 4×4.

Entretanto, não deixa de ser decepcionante ver que o modelo brasileiro não recebeu as novas lanternas de led do similar europeu. Isso faz parecer que o Renegade de lá é mais moderno que o daqui. A Jeep sequer inseriu novos “easter eggs”, aquelas figuras espalhadas pelo veículo que brincam com elementos históricos da marca. A sorte é que, independente da plástica, o tempo foi generoso com o utilitário, que continua atual e distinto na classe.

VERSÃO DIESEL SE DESTACA EM FORÇA E AUTONOMIA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

TESTE

Aceleração
0 – 100 km/h: 10,0 s
0 – 400 m: 16,9 s
0 – 1.000 m: 31,1 s
Vel. a 1.000 m: 167,4 km/h
Vel. real a 100 km/h: 94 km/h

 

Retomada
40-80 km/h (Drive): 4,4 s
60-100 km/h (D): 5,5 s
80-120 km/h (D): 6,8 s

 

Frenagem
100-0 km/h: 44,6 m
80-0 km/h: 29,9 m
60-0 km/h: 16,6 m

 

Consumo
Urbano: 11,2 km/l
Rodoviário: 16,3 km/l
Média: 13,7 km/l
Aut. em estrada: 978 km

 

VERSÃO TRAILHAWK MANTÉM PARA-CHOQUE COM GANCHOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

FICHA TÉCNICA

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 2.0, 16V, comando simples, turbo, injeção direta, diesel
Cilindrada: 1.956 cm³
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: Automática de nove marchas; tração 4×4 com reduzida
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (diant. e tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus: 215/60 R17

Dimensões
Comprimento: 4,29 m
Largura: 1,80 m
Altura: 1,69 m
Entre-eixos: 2,57 m
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 320 litros (fabricante)
Peso: 1.674 kg
Multimídia: 8,4 pol., sensível ao toque; Android Auto e Carplay
Garantia: 3 anos

JEEP RENEGADE 2019 PODE RECEBER RODA ARO 19 (FOTO: DIOGO DE OLIVEIRA/AUTOESPORTE)

 

fonte: Revista Auto Esporte

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