A Volkswagen revelou esta semana os detalhes e preços do Nivus, derivado “aventureiro” do Polo que entrou em produção este mês na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo, SP. O fabricante alemão o coloca em segmento inédito, entre os hatches compactos e os SUVs. Seu desenho é certamente um ponto alto, com linhas típicas de um hatchback com vidro traseiro bem inclinado, combinado a uma maior altura de rodagem (10 mm a mais que no Polo pela suspensão, além do aumento dos pneus). Os faróis e as lanternas traseiras usam leds em toda a linha.
Disponível nas versões Comfortline, com preço de R$ 85.890, e Highline (veja abaixo os preços equipamentos de série), o Nivus mede 4,26 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura e 2,57 m de distância entre-eixos e oferece um porta-malas de 415 litros. No interior, além do volante, as diferenças para o Polo incluem recursos como controlador automático de distância à frente, monitor dessa distância com alerta ao motorista, frenagem automática ao detectar risco de colisão frontal, nova central de áudio VW Play e bolsas infláveis de cortina, que se somam às laterais dianteiras e vêm de série em todas as versões. A tela da central faz par com a do quadro de instrumentos digital, cada uma de 10 polegadas.
Pela loja virtual VW Play APPs, podem ser instalados aplicativos na central como em um celular. O aparelho tem 10 GB de memória para programas como Estapar (estacionamento), 12 Min e Ubook (audiolivros), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (entrega de comida). A VW Play oferece ainda manual cognitivo integrado ao veículo, capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia e espelhamento sem fio de Apple Car Play (Android Auto requer fio).
O motor TSI turbo de 1,0 litro com 116 cv (gasolina) e 128 cv (álcool), sempre com torque máximo de 20,4 m.kgf, será o único oferecido, assim como a transmissão automática de seis marchas — a VW descarta a opção de caixa manual. A fábrica anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de 189 km/h com álcool. Os consumos de combustível, pelos padrões do Inmetro, são de 10,7 km/l em cidade e 13,2 km/l em rodovia, com gasolina, ou 7,7 e 9,4 km/l com álcool, na mesma ordem. A suspensão adota eixo traseiro de torção com maior rigidez; os freios são a disco nas quatro rodas e há controle eletrônico do diferencial (XDS).
A garantia de três anos inclui três primeiras revisões gratuitas, o que leva o fabricante a anunciar custo de manutenção 46% menor que o da média dos concorrentes até 60 mil km. Não foi prevista versão para pessoas com deficiência (PCD), em função do limite de preço de R$ 70 mil para isenção de ICMS. Mesmo assim, a Volkswagen oferece uma condição especial do Nivus Comfortline para esse público: isenção de IPI (7%) e desconto de 10% para baixar o preço a R$ 72.346.
As entregas começam em agosto. A Argentina o recebe no fim do ano, enquanto o mercado europeu será atendido pela fábrica de Pamplona, na Espanha, só no segundo semestre de 2021
Versões e equipamentos de série
• Nivus Comfortline (R$ 85.890) – Ar-condicionado com saída para o banco traseiro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio Composition Touch com tela de 6,5 pol e integração a celular, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, faróis e lanternas traseiras de leds, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento na traseira, tomada USB para o banco traseiro, transmissão automática de seis marchas. Opcional – Pacote com central de áudio VW Play com tela de 10 pol e integração a celular, controlador de distância à frente, frenagem autônoma de emergência e volante com comandos de marchas (R$ 3.520).
• Nivus Highline (R$ 98.290) – Como o Comfortline, mais ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, central de áudio VW Play, chave presencial para acesso e partida, controlador de distância à frente, faróis de neblina de leds, faróis e limpador de para-brisa automáticos, frenagem autônoma de emergência, frenagem pós-colisão, manual de instruções digital, monitor de atenção do motorista, quadro de instrumentos digital configurável de 10,25 pol, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento na frente.
• Nivus Launching Edition (pacote de R$ 1.700 para o Highline) – Teto em preto, rodas escurecidas e outros detalhes de acabamento. Disponível apenas em cinza e vermelho.
Fonte: Best Cars