A BMW revela o IX, seu primeiro utilitário esporte elétrico baseado em plataforma própria, sem derivar de um modelo existente como o IX3. O SUV derivado do conceito INext entra em produção na fábrica de Dingolfing. Alemanha, no segundo semestre de 2021.
Se o desenho do IX como um todo evolui o tema dos modelos X atuais da marca, lamenta-se que mais uma vez a solução adotada para a dupla grade dianteira seja tão controversa, ainda mais em um modelo cujas necessidades de admissão de ar são bem menores que em um carro de combustão interna. No interior, chamam atenção a combinação desigual de materiais e tons para os bancos (em algumas versões) e as duas grandes telas, para os instrumentos e a central de áudio, apoiadas sobre o painel como uma TV sobre o móvel da sala.
O IX usa a quinta geração da tecnologia BMW E-Drive, com dois motores elétricos (um para cada eixo) mais potentes, menor tempo de recarga e baterias mais avançadas. A BMW prevê potência de mais de 370 kW ou 500 cv, suficiente para levar o SUV de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. A capacidade de mais de 100 kWh das baterias deve permitir autonomia superior a 600 km no ciclo de teste WLTP.
A nova tecnologia do IX permite o carregamento rápido com até 200 kW. Desta forma, a bateria pode ser carregada de 10% para 80% em menos de 40 minutos. Em apenas dez minutos, o veículo recebe energia suficiente para ampliar a autonomia do carro em mais de 120 km.
FONTE Best Cars.