A décima primeira geração do Honda Civic deixa de ser segredo: a marca revelou um modelo conceitual (prototype em inglês) do sedã que deverá passar por mínimas alterações até chegar ao mercado norte-americano, no segundo trimestre de 2021, já como modelo 2022. Sua estreia no Brasil pode ser entre o segundo semestre do próximo ano e o começo de 2022.
Tem sido habitual no Civic que, depois de uma geração ousada e inovadora (como a oitava de 2006 e a décima de 2016), venha um modelo mais conservador (como o nono de 2011). Isso se repete com o novo carro, que descarta as curvas sobre as caixas de roda, ameniza a ascendência do vinco inferior das portas e, ao menos na versão apresentada, reduz o volume de elementos e adornos da frente.
A mudança mais relevante, porém, está na traseira. Ficam no passado as lanternas estendidas até o topo da tampa do porta-malas, que formavam um “C” quando acesas. No Civic 2022 o desenho é mais tradicional, lembrando um pouco modelos da Audi e da Volkswagen, e há uma borda acentuada na tampa que sugere um defletor.
O interior do novo Civic, mostrado apenas em um esboço, também aposta na simplicidade de formas. Tanto os instrumentos quando itens como as maçanetas são menos rebuscados e a tela da central de áudio (agora de 9 polegadas) passa a ser destacada sobre o painel, em vez de incorporada a ele. O desenho dos difusores de ar dá impressão de que abrangem todo o painel diante do passageiro, o que não ocorre, como se nota pelos botões de ajuste.
Não há informações técnicas sobre o Civic 2022, mas a expectativa é que ele evolua o tema do atual, mantendo a transmissão CVT e a suspensão traseira multibraço, enquanto o motor turbo de 1,5 litro pode assumir de vez o espaço do aspirado de 2,0 litros, ao menos em alguns mercados. O sedã a ser fabricado em Greensburg, Indiana, nos EUA, será seguido naquele país pelo modelo hatch e o esportivo Type-R, não previstos para o Brasil.
CRÉDITOS: Best Cars.