A Toyota Hilux 2021 chega ao Brasil com visual renovado, novos itens de segurança, sistemas de assistência ao motorista e motor mais potente. Produzida em Zárate, na Argentina, a picape oferece versões chassi/cabine, de cabine simples e cabine dupla, cinco opções de acabamento, motores a diesel e flexível e trações 4×2 e 4×4. Os preços variam de R$ 164.790 a R$ 242 mil. O utilitário esporte SW4 será apresentado na próxima semana.
A remodelação da frente deu à Hilux novos faróis (com leds para ambos os fachos na versão SRX), grade e para-choque, enquanto a traseira só recebeu lanternas com leds na SRX. No interior, a central de áudio vem mais integrada ao painel. As versões de cabine dupla usam tela de 8 polegadas e agora oferecem integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A central mantém o navegador integrado, TV Digital (itens restritos às versões SRX e SRV) e imagens da câmera traseira. A SRX inclui sistema de áudio JBL com alto-falante de subgraves.
A Hilux SRX conta agora com bancos dianteiros com sistema de ventilação, enquanto essa versão e a SRV recebem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O mostrador digital dos instrumentos de SR, SRV e SRX ganha as funções de indicador digital de velocidade e indicador de posição das rodas dianteiras com três ângulos diferentes.
Em relação à segurança, toda a linha Hilux 2021 recebe controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de saída em rampa, que não equipavam os modelos de cabine simples até então. Na versão SRX o inédito pacote Toyota Safety Sense inclui controlador de distância à frente, monitor dessa distância com alerta de risco de colisão (não promove frenagem automática) e alerta de saída da faixa de rolamento.
O motor turbodiesel de 2,8 litros teve aumento de potência em 15% (agora 204 cv) e de torque em 11% (para 50,9 m.kgf) nas picapes com transmissão automática de seis marchas, por meio de turbina maior. No caso de caixa manual o torque é menor, 42,8 m.kgf. As versões flexíveis seguem com o 2,7-litros de 163 cv (com álcool) ou 159 cv (gasolina). O V6 a gasolina de 4,0 litros e 234 cv, ao menos por enquanto, não consta da linha 2021.
As picapes de cabine dupla ganharam novos amortecedores e molas em busca de maior conforto de rodagem, em especial na versão SRX, que usa amortecedores de maior diâmetro. Em todas as versões foram alterados as buchas da junção das molas com o chassi e os suportes de cabine, para reduzir a transmissão de vibrações.
Confira as versões, preços e principais equipamentos de série (apenas das versões de cabine dupla) da linha Hilux 2021:
- Hilux chassi e cabine – turbodiesel 4×4, manual (R$ 164.790)
- Hilux cabine simples – turbodiesel 4×4, manual (R$ 170.890)
- Hilux Power Pack – turbodiesel 4×4, manual (R$ 189 mil) – Ar-condicionado manual, bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, de cortina e de joelho para o motorista), bloqueio do diferencial traseiro, central de áudio com tela de 8 polegadas e integração a Android Auto e Apple Car Play, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, luzes diurnas, rodas de 17 pol (de aço), volante ajustável em altura e distância.
- Hilux SR – flexível 4×2, automática (R$ 145.390), turbodiesel 4×4, automática (R$ 201.790) – Como a Power Pack, mais ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, computador de bordo, controlador de velocidade, faróis de neblina, rodas de alumínio de 17 pol, transmissão automática.
- Hilux SRV – flexível 4×2, automática (R$ 157.490), flexível 4×4, automática (R$ 169.790), turbodiesel 4×4, automática (R$ 217 mil) – Como a SR, mais banco do motorista com ajuste elétrico, bancos revestidos com couro e material sintético, central de áudio com navegador integrado e TV digital, chave presencial para acesso e partida, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 18 pol.
- Hilux SRX – turbodiesel 4×4, automática (R$ 242 mil) – Como a SRV, mais alerta de saída da faixa de rolamento, bancos dianteiros com ventilação, capota marítima na caçamba, controlador de distância à frente, faróis e lanternas de leds, monitor de distância à frente com alerta de colisão, sistema de áudio JBL.
CRÉDITOS: Best Cars.