A nova geração do Jeep Grand Cherokee, a quinta desde 1992, aparece primeiro na versão L de maior comprimento e sete lugares, a ser vendida por algum tempo ao lado do duradouro modelo atual, em produção desde 2011.
A marca de aventuras da FCA optou por um desenho mais sofisticado, que lembra o do conceito Grand Wagoneer. O utilitário esporte ficou realmente grande, com 5,20 metros de comprimento e 3,09 m entre eixos, aumentos de 38 cm e 17 cm (nesta ordem) sobre o modelo anterior. O interior traz painel digital configurável em tela de 10,3 polegadas e central de áudio com tela de 8,4 ou 10,1 pol. Com duas fileiras de bancos rebatidos, o volume de carga chega a quase 2.400 litros.
O novo Grand Cherokee L oferece quatro acabamentos: Laredo, Limited, Overland e Summit, em ordem ascendente de preço. O de topo vem com ventilação em duas filas de bancos, massagem nos dianteiros, sistema de áudio Mc Intosh com 19 alto-falantes, câmera térmica para auxílio à visão noturna e câmeras internas para o motorista acompanhar as duas outras filas de bancos e o porta-malas (como ao levar um animal).
Motores turbo a gasolina continuam fora do cardápio. O básico é o Pentastar V6 de 3,6 litros com 290 cv e torque de 34,8 m.kgf, enquanto o Hemi V8 de 5,7 litros produz 357 cv e 53 m.kgf. Transmissão automática de oito marchas é padrão, com escolha entre a tração traseira e a integral. O Grand Cherokee oferece ainda suspensão pneumática com quatro posições de altura.
CRÉDITOS: Best Cars.