O Novo Range Rover 2022 surgiu após apresentação internacional no Reino Unido. O emblemático SUV de alto luxo reaparece em uma nova geração ainda mais sofisticada, suntuosa e eletrificada. Topo de linha da Land Rover, o modelo britânico se renova para enfrentar players de peso, como Bentley Bentayga e Rolls-Royce Cullinan, porém, o desafio maior é outro.
Em plena era da eletrificação, o Novo Range Rover 2022 se apoia em uma plataforma de alumínio chamada MLA-Flex que permite adicionar arranjos bem distintos de propulsão numa mesma base, além de recursos que permitirão ao SUV inglês atravessar a turbulenta transição na Europa dos carros a combustão para eletricidade.
Nesse caso, a plataforma se baseia numa arquitetura de 48 volts, que atua tanto no propulsor quanto no controle dinâmico do chassi, tendo até estabilizadores elétricos, suspensão pneumática mais eficiente e confortável, bem como eixo traseiro direcional, que move as rodas em até 7°. A gestão de condução agora é do Dynamic Response Pro, com mais modos e eficiência.
Outra novidade é o bloqueio individual dos diferenciais dianteiro e traseiro, apoiada por um sistema de distribuição eletrônica de tração mais inteligente. O câmbio é automático de oito marchas, da ZF. A base vem com dois motores micro-híbridos, movidos a diesel: D300 e D350, com respectivamente 300 e 350 cavalos, além de 66 kgfm e 71,1 kgfm.
Na gama intermediária, duas versões PHEV, ambas com Ingenium 3.0 a gasolina, tendo versões de 440 ou 510 cavalos, entregando 63 kgfm e 71 kgfm, respectivamente. Os P440e e P510e serão acompanhados do mais potente P530, que abandona o V8 5.0 Supercharged da JLR para abraçar o V8 4.4 TwinTurbo da BMW, entregando 530 cavalos e 76,2 kgfm.
Agora, o Novo Range Rover 2022 tem até 295 mm de altura livre do solo e atravessa cursos d’água de 900 mm. Visualmente inspirado na geração anterior e, notadamente, no modelo clássico, o classudo da Land Rover chama atenção mesmo pelas lanternas emolduradas na traseira, deixando o visual ainda mais limpo.
Com carrocerias de 5,052 m ou 5,252 m de comprimento, mantém o porte para reinar, com interior amplo e luxuoso, tendo teto solar panorâmico, novo sistema de som Meridian Signature com alto-falantes duplos nos apoios de cabeça, além de 1.600 watts. A “cápsula” do Range Rover tem sistema filtrante antivírus, incluindo o temível SARS-Cov-2.
Focado na digitalização e entretenimento, o Novo Range Rover 2022 traz cluster de 13,7 polegadas, multimídia Pivi Pro atualizada com 13,1 polegadas, ar-condicionado de 4 zonas com tela de 8 polegadas na traseira e mais duas telas de 11,4 polegadas nos encostos para diversão de quem vai atrás.
Aliás, numa configuração para a parte de trás, o Range Rover traz console central e poltronas individuais com controles elétricos, incluindo apoios para os pés. Com atualização OTA, a eletrônica a bordo deixa o ambiente como se espera de um SUV dessa classe, que chegará ao Brasil nas versões D350 para os amantes do diesel e P530, mas só em 2022.
CRÉDITOS: Notícias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/)