Quando se fala de carro automático, a primeira característica exaltada é sempre a maior comodidade ao dirigir, por não haver a necessidade de trocar marchas. Porém, quase sempre, é dita a contrapartida de “mas o carro bebe mais”. Se o consumo tem alteração, também há meios de não fazer o automático gastar mais que o necessário. Que tal algumas dicas?
Em primeiro lugar, um automático troca as marchas sozinho, mas não significa que vai fazer tudo sozinho. Se você quer que o carro consuma menos, também deve andar com o pé “mais para cima”. Isso antecipa as trocas de marcha e, consequentemente, diminui o consumo, porque a rotação do motor sempre ficará mais baixa.
Precisa acelerar para ultrapassar? Normal, no automático é só fazer o “kickdown”, que é enfiar o pé no acelerador até o final, onde o câmbio reduz sozinho uma ou mais marchas e ganha embalo rápido. Mas lembre-se: esse recurso também vai gastar mais combustível, afinal é mais potência indo para as rodas e forçando mais o motor. Já se o automático possui opção de trocas manuais e a opção é por usar este modo, aí entra o bom senso. Em outras palavras, é trocar as marchas “manualmente” da forma mais econômica, como se estivesse operando um câmbio manual comum, com embreagem.
Nos mais modernos…
Os automáticos mais antigos costumavam ter quatro marchas, ao passo de que modelos mais recentes têm cinco ou seis marchas (sendo a maioria com seis hoje em dia, quando se fala de carros novos ou seminovos). Logo, vale lembrar que mais marchas “distribuem” melhor a potência e a força, e ajudam na economia.
Seu automático tem um botão “Sport”? É tentador deixa-lo apertado para o carro andar mais. Mas, como diz um velho adágio, “não existe almoço de graça”. Deixar o câmbio nesse modo vai deixar o giro mais alto e atrasar as trocas de marcha. Ou seja, o veículo gastará mais combustível.
Por fim, mas não menos importante, dê uma olhada na alavanca de marchas do carro automático. Percebe que há umas letras e/ou números do tipo “L”, “D2”, “D3” e afins? Isso varia de carro para carro, mas são funções úteis para determinadas situações, como, por exemplo, uma subida com o carro carregado. Numa situação assim o carro não ficará “caçando marcha”, subindo e descendo nas trocas, o que também vai ajudar no consumo. O melhor meio de saber o que cada uma dessas seleções oferece é lendo o manual do veículo ou procurando por vídeos na internet.
A revisão está em dia?
Por fim, uma dica que serve para qualquer carro e não só no automático: esteja com a manutenção em dia. Seja no câmbio ou no motor, o bom funcionamento destes dois sistemas faz toda diferença no consumo do veículo.
Com informações do UOL Carros