Não só o Uno dará adeus ao mercado nacional em 2021. Outro carro que povoa o imaginário de muitos que gostam de desempenho sairá de cena: o Sandero RS. O modelo esportivo da marca francesa, que recebia tratamento especial da “grife” Renault Sport e teve o fim da produção anunciado pela própria Renault esse mês. Para marcar o adeus, as últimas 100 unidades receberão o chamado kit “Finale”.
O kit será composto por uma caixa com um pôster com desenho técnico do Sandero RS e itens da mesma “grife” que dá o acabamento esportivo ao hatch, a Renault Sport, sendo um boné, um chaveiro e uma garrafa. Por fim, há uma plaqueta numerada para ser afixada ao console central, algo para identificar que aquele é um dos últimos RS feitos.
Despedida esportiva
Se o Sandero “comum”, juntamente do irmão sedã Logan, veio como uma aposta da Renault de um popular racional com bom espaço interno. Na segunda geração do modelo, de 2015, a marca trouxe a versão RS, surpreendendo o público nacional.
E não era para menos: afinada pela divisão de competições da Renault, já mencionada acima, o modelo é um “esportivo raiz”. Enquanto outros carros no mercado usam motores com turbo para extrair mais desempenho, o RS tinha um 2.0 aspirado com 150 cv de potência e 20,9 kgfm de torque. Mas o retrabalho não vinha só no motor, se estendendo a direção e suspensão, câmbio de seis marchas, pneus Michelin Pilot Sport 4, entre outros itens como bancos em concha para dar maior apoio nas curvas, volante diferenciado, entre outros. Em termos de preço, também é um esportivo ainda “acessível”, custando menos de R$ 100 mil no mercado nacional.
No total, mais de 4.600 Sandero RS foram feitos, o colocando como esportivo mais emblemático da Renault no país.
Nos seminovos
Nem é preciso dizer que um Sandero RS é pouco comum de ver no mercado de seminovos, uma vez que o modelo tem alta procura por conta de seus predicados esportivos e teve muito menos unidades feitas que seus pares “comuns”. No entanto, não deixe de conferir as redes do Carango, pois pode aparecer um exemplar, sempre com garantia de procedência e zero chances de fraude!