O elétrico Audi E-Tron Sportback, lançado no fim do ano passado no Salão de Los Angeles, começa a ser vendido no Brasil. O utilitário esporte de perfil esportivo (SUV cupê no linguajar das fábricas) custa a partir de R$ 512 mil na modalidade venda direta, mantendo a motorização do E-Tron conhecido: dois motores elétricos que, combinados, fornecem 408 cv e torque de 67,7 m.kgf.
O sistema de baterias de íons de lítio é composto por 36 módulos, pesa cerca de 700 kg e pode ser recarregado desde uma tomada simples de 110V até as de alta tensão. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.
Comparado ao E-Tron comum, o Sportback sobressai pela queda suave do teto e o perfil traseiro. Os retrovisores externos dão lugar a câmeras, o que contribui para o ótimo coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,25. O SUV mede 4,90 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,62 m de altura e tem 615 litros de capacidade de bagagem. O banco traseiro mantém os três lugares com pequena perda em espaço vertical.
O E-Tron Sportback será vendido em todas as regiões do Brasil e entregue pelas concessionárias E-Tron, que possuem pontos de carga rápida DC de 22 kW e pelo menos um veículo para teste. Essas revendas estão em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Vitória, além de quatro em São Paulo.
CRÉDITOS: Best Cars.