O ano virou. Com isso, tivemos uma enxurrada de despedidas no decorrer de 2021 – em matéria que será publicada ainda esta semana – mas também teremos diversos lançamentos dando as caras no mercado nacional nos próximos meses. Entre veículos 100% novos, versões inéditas e atualizações, haverá de tudo um pouco. Vamos conferir quais serão eles?
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O mercado nacional parece ter se tornado atraente outra vez para as marcas premium, que voltarão a produzir no país. A Audi voltará a produzir na planta paranaense de Pinhais o SUV Q3, equipado com motor 2.0 e tração integral Quattro. Fazendo companhia a ele, virá a verão Sportback, que será uma mistura de SUV e cupê.
E o retorno da Audi ao segmento não será solitário: a rival BMW também retornará ao país, produzindo na planta de Araquari (SC) o X3 e o X4, respectivamente SUV e SUV-Cupê da marca bávara. A BMW inclusive fabricará um modelo da divisão esportiva Motorsport no país, sendo ele o X4 M40i, que chegará com a primazia de ser o veículo mais potente e tecnológico já fabricado no país.
Picapes: a vez das grandalhonas
Se o segmento das picapes grandes tinha somente a linha RAM (subsidiária da linha Chrysler) como opção no mercado, o reinado solitário deve acabar. Assim como ocorre nos Estados Unidos, as rivais trarão suas representantes. A Chevrolet deve ressuscitar o nome Silverado, com a chegada da versão americana, dotada de motores V6 turbodiesel e V8 a gasolina.
A Ford, que agora possui somente veículos importados no país, também fará sua investida no segmento, usando para isso a F-150. É bem verdade que a marca já vem sondando o mercado para a chegada de sua picape mais famosa mundialmente há alguns anos. Será que agora sai?
Mas para quem não precisa de picapes tão grandes, outras opções portarão no país: tamanho menor, porém com boas ambições no mercado, a marca do oval azul ainda trará a Maverick, picape média-compacta que usará o conjunto motor-câmbio do Bronco Sport e deve rivalizar com a Fiat Toro. Já a Peugeot fará sua estreia no segmento das picapes médias com a Landtrek, produzida em parceria com a marca chinesa Kaicheng. Ela virá com um motor 1.9 turbodiesel e câmbios manual e automático de seis velocidades.
SUVs e mais SUVs
O segmento do momento não poderia ficar de fora, é claro. CAOA Chery, Honda, Jeep, Fiat, Citroën, Peugeot e Land Rover terão seus representantes no segmento que mais seduz clientes no país. Os chineses trarão o Exeed VX, um novo SUV de 7 lugares maior que o Tiggo 7. Já a Honda produzirá em Itirapina (SP) o novo HR-V, maior e mais requintado que o atual.
Jeep, Citroën, Fiat e Peugeot curiosamente são parte de um mesmo grupo agora, o Stellantis. Isso significa que eles podem compartilhar peças em comum. Por exemplo, o novo Citroën C3, que apesar de ser um hatch terá muito de estilo SUV, deverá receber o novo 1.0 Firefly de três cilindros da Fiat, chegando em março ao mercado. Falando na marca italiana, o conceito Fastback deverá ver a luz do dia e se tornar o segundo SUV da marca, ao lado do Pulse, fazendo uso do motor 1.3 turboflex. O Renegade atualizado foi revelado, ainda com camuflagem, à imprensa, que pôde testá-lo. São esperadas atualizações no design além da chegada do já citado 1.3, que se tornará opção única de motorização do modelo. A Peugeot, por sua vez deve trazer importada da França a segunda geração do 2008, com direito a motorização elétrica, convivendo por aqui com a geração anterior.
E por último mas não menos importante, no segmento de mais alto luxo chegará o Range Rover Vogue, com 7 lugares, opção de motorização elétrica e preços que podem bater encostar nos sete dígitos.
Os hatches não morreram!
O segmento dos hatches, que já ocupou uma fatia significativa no mercado entre compactos e médios em outros tempos, deu uma encolhida com a febre dos SUVs. Mas isso não quer dizer não haverá lançamentos. A Chevrolet prepara a chegada da versão esportiva do Cruze Sport6. Chamada RS, a versão manterá o conjunto mecânico do modelo comum, mas receberá um visual mais esportivo.
Já a Honda, com a saída de cena do Fit, colocará em seu lugar um inédito City Hatch, para fazer companhia ao sedã que já aportou no mercado nacional. Ele terá a mesma opção de motor 1.5 do irmão de três volumes e chega para ocupar o lugar deixado pelo hatch-minivan.
O Argo, como foi dito em matéria nesta semana, também recebe novidades, mais precisamente no câmbio. Tanto ele quanto o irmão sedã Cronos ganharão a transmissão CVT no motor 1.3 Firefly, que passa a ser a opção mais potente para a dupla no mercado. E dentro do grupo Stellantis há uma especulação que o 208, lançado em 2020 por aqui, terá o mesmo 1.0 turboflex do Fiat Pulse nas versões mais caras, com direito a câmbio CVT tal qual o Argo.