A BMW confirmou a chegada do novo Série 1 para o mercado local. A nova geração do hatch tem preço inicial de R$ 174.950 na versão 118i Sport GP. Além de contar com condições de financiamento atrativas, durante o mês de novembro, os clientes que adquirirem este modelo com a BMW Serviços Financeiros ganharão o programa de manutenção BMW Service Inclusive (BSI) por 3 anos ou 40.000 quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Entre as melhorias do novo modelo está o uso inteligente de alumínio no capô e na tampa traseira, combinado com aço de alta resistência, o que possibilitou a redução em até 30 kg o peso do novo Série 1, em comparação ao antecessor. Ao mesmo tempo, aumentou ainda mais a rigidez à torção do chassi.
Além da nova tração traseira, o hatch recebeu ainda a tecnologia ARB (sigla para limitador de deslizamento das rodas, em inglês). Este dispositivo percebe antecipadamente a possibilidade de as rodas derraparem, passando a controlar a distribuição de torque para as rodas, evitando o deslizamento de maneira muito mais precisa e rápida que antes. O fato de o ARB estar instalado diretamente na unidade de gerenciamento eletrônico do motor faz com que sua atuação seja três vezes mais rápida permitindo uma ação até 10 vezes mais veloz que a percepção do motorista.
Em termos de tamanho, o modelo possui 4,319 metros de comprimento. Já a largura agora é de 1,799 m, enquanto a altura é de 1,434 m. A distância entre-eixos de 2,670 m, 20 mm mais curta que a da geração anterior.
O novo BMW Série 1 é equipado com o mesmo motor de três cilindros pertencente à família BMW EfficientDynamics e utilizado no esportivo híbrido BMW i8. Conectado a uma transmissão automática de sete marchas e dupla embreagem. O motor de 1.4, movido à gasolina, que impulsiona o BMW 118i entrega 140 cavalos de potência, entre 4.600 e 6.500 rpm. Esta unidade, que é 5 kg mais leve que a que substitui, atinge 220Nm, de 1.480 rpm a 4.200 rpm e acelera de zero a 100 km/h em 8,5 s e atinge 211 km/h.
Autor: Jorge Moraes.