Sim, estamos todos dando boas vindas à todas as facilidades que a era digital pode nos oferecer. E é com essa atualização, ou podemos dizer: Esse avanço à modernidade, que agora os proprietários de carros que estão em processo de vendas, irão poder ter a praticidade de alterações 100% virtual. Seria um sonho para alguns?
Desde março de 2022 que é possível fazer essa troca sem ir ao órgão público e passar horas em filas, com senhas e afins. Mas, como todas as regras, existem suas exceções: A funcionalidade está disponível apenas para carros com documentação emitida a partir de Janeiro de 2021. E quem está apto, já pode realizar sua Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), função disponível no app da Carteira Digital de Trânsito o qual permite que a transferência do automóvel possa ser assinada digitalmente e de forma segura. O procedimento é simples e prático: O vendedor acessa o aplicativo da CDT, informa o CPF do comprador e assina digitalmente; O comprador recebe a notificação e repete o processo. Pronto!
Segundo a resolução do Contran, a forma digital do antigo DUT (documento de transferência) terá a mesma validade da versão original, com a assinatura física.
Sobre esta versão, aliás, para veículos com data anterior a janeiro de 2021, o órgão esclareceu que “todos os CRVs (documento de propriedade do veículo) expedidos em papel moeda continuam válidos e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade”.
Nestes casos, portanto, a burocracia de ter de comparecer a um cartório para assinar o documento junto do comprador, infelizmente, continua ativa.
A medida ainda não está disponível em algumas regiões, mas vamos acreditar que é questão de tempo para chegar em todos os órgãos.
Com informações: Detran-SP