O ano de 2022 começou com uma redução de portfólio para diversas fabricantes nacionais e uma das que mais teve baixas foi a Fiat. Quem entrar no site da marca perceberá que alguns modelos (e determinadas versões de outros) não constam mais. São eles os veteranos Grand Siena e Dobló, bem como as versões de Argo e Cronos que usam motor 1.8.
Algumas dessas saídas não são grande surpresa, caso da perda das motorizações mais potentes do hatch e do sedã. Por força das regras do Proconve L7, o motor E.torQ 1.8já foi descontinuado em determinadas versões da Toro (que receberam o Firefly 1.3 turbo) e o Jeep Renegade deve receber o mesmo propulsor turbinado e abandonar o 1.8 até março, mês limite para as marcas se adequarem às novas regras de emissões.
Dessa maneira, Argo e Cronos manterão as versões 1.3 mas ganharão um câmbio CVT no lugar do atual automático convencional de seis marchas.
Veteranos dizem adeus
O Grand Siena, apesar de não parecer, já tinha nove anos em produção. Apresentado em 2012 como uma versão maior e mais espaçosa do Siena comum, chegou a ter versões com motores 1.0 e 1.4 Fire, além do 1.6 E.torQ, sendo que atualmente apenas as duas primeiras estavam sendo oferecidas. O modelo seguia vendendo bem, com foco em vendas diretas e frotistas, algo que a Fiat já fez com outros modelos como Strada e Palio Fire. Para surprir a lacuna deixada por ele, provavelmente o Cronos deverá receber no futuro o motor 1.0 Firefly, de três cilindros.
Para o Dobló, foi o fim dos serviços prestados depois de longos 20 anos e duas gerações distintas. A multivan chegou ao mercado em 2001 e nos últimos anos vinha tendo vendas mais tímidas e constantes especulações sobre o fim de sua produção. Como era vendido em versão única com o motor E.torQ 1.8 (que já sairá de linha), se tornaria custoso para a Fiat realizar novas adaptações no modelo para colocar novos motores, sendo mais viável o fim da produção.